quarta-feira, 7 de outubro de 2009

HIPOTIREOIDISMO - O que mudar na alimentaçao?

Como funciona a Tireóide?


           Apesar do pequeno tamanho, a tireóide é um órgão muito importante no controle do organismo e funcionamento de todas as células do corpo. Esta pequena glândula, localizada na parte anterior do pescoço realiza suas funções fabricando os hormônios conhecidos como tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) e entre as suas funções específicas, esses hormonios exercem profunda influência no metabolismo ósseo e na manutenção da concentração de cálcio e fósforo do organismo, afetando a maioria dos órgãos, incluindo o coração, cérebro, fígado, rins e pele.

O que é HIPOTIREOIDISMO?

          A quantidade de hormônios tireoidianos que devem ser produzidos pela tireóide é controlada por uma outra glândula que se encontra no cérebro, a hipófise que, por sua vez, é controlada pelo hipotálamo. À medida que a concentração dos hormônios tireoidianos é reduzida no sangue o organismo funciona mais lentamente e esta condição é caracterizada pelo hipotireoidismo

          O hipotireoidismo é muito comum mas é difícil estimar o número de pacientes com essa doença, pois muitas pessoas têm e não sabem. Pesquisas revelam que cerca de 5 milhões de brasileiros têm hipotireoidismo, a grande maioria ainda não diagnosticada.

Quem tem mais chance de desenvolver hipotireoidismo?

- Mulheres, especialmente acima dos 40 anos;
- Homens acima dos 65 anos;
- Pessoas com colesterol alto;
- Pessoas que já tiveram doenças de tireóide anteriormente;
- Pessoas com história familiar de doenças auto-imunes (tireoidite de Hashimoto);
- Pessoas que apresentem outras doenças auto-imunes como: Diabetes tipo I, Lúpus e Artrite Reumatóide;
- Pessoas tratadas anteriormente de hipertireoidismo;
- Pessoas que estiveram em tratamento de radioterapia de cabeça e pescoço;
- Pessoas com depressão e/ou doença do pânico.

Principais Causas do Hipotireoidismo:

- A falta de formação da glândula tireóide (defeito embrionário);
- Tireoidite de Hashimoto (doença auto-imune);
- Após cirurgias de retirada total ou parcial da tireóide;

O que é Tireoidite de Hashimoto?

          A Tireoidite de Hashimoto é uma doença auto-imune, que atinge mais as mulheres, na qual o próprio organismo produz anticorpos contra a glândula tireóide, levando a uma inflamação crônica que pode acarretar o aumento de seu volume (bócio) e diminuição de seu funcionamento causando o hipotireoidismo.

Sintomas do Hipotireoidismo:

- Cansaço;
- Depressão;
- Pele ressecada e fria;
- Cabelos ásperos;
- Unhas quebradiças;
- Obstipação (constipação intestinal);
- Anemia;
- Fadiga e sonolência;
-Perda do apetite;
-Aumento de peso;
- Períodos de menstruação irregular ou ausente;
- Colesterol elevado.

O que pode ocorrer quando esta doença não é tratada?

-CORAÇÃO: Diminuição dos batimentos cardíacos;
-CÉREBRO: Dificuldade de concentração e depressão;
-APARELHO DIGESTIVO: Obstipação (constipação intestinal);
-MÚSCULOS: Fraqueza, dor e fadiga;
-RINS: Retenção de líquidos, levando à edema das pálpebras, principalmente pela manhã;
-FÍGADO: Diminuição do metabolismo do colesterol com aumento dos seus níveis sangüíneos;
-ÓRGÃOS REPRODUTIVOS: Alterações menstruais, abortos naturais e infertilidade;
-PELE E CABELO: Queda de cabelos, ressecamento da pele;
-OUTROS SINTOMAS: Apatia, reflexos lentos, ganho de peso ou dificuldade de perdê-lo e dores articulares.

Tratamento Nutricional:

         É indispensável tratar o hipotireoidismo, pois a falta de tratamento, como vimos, pode ocasionar sérios danos para a sua saúde. Nos recém-nascidos (hipotireoidismo congênito), o tratamento imediato é crucial para prevenir o retardo mental, atraso no crescimento, deformações físicas e outras anormalidades importantes. Esta é a razão pela qual todos os recém-nascidos devem ser submetidos ao "Teste do Pezinho".

Alimentos que devem ser evitados:

- Soja: Se você está apresentando problemas de tireóide, uma das primeiras medidas úteis é cortar o uso de soja que por sinal, ela é utilizada em mais de 60% dos alimentos industrializados inclusive de salsicha, peito de peru e carne processada para hambúrgueres, seja na forma de proteína, óleo ou lecitina, por isso é muito importante olhar rótulos.
        A soja possui grandes quantidades de substâncias antinutricionais como o ácido fítico, que se liga a importantíssimos minerais da alimentação, especialmente o zinco, cálcio e magnésio, impedindo sua absorção;

- Açúcar e Farináceos: O mecanismo de controle dos níveis de açúcar no sangue (glicemia) requer uma ação muito bem coordenada entre a insulina do pâncreas e outros hormônios de diversas glândulas, entre as quais as supra-renais e a tireóide.
         Conforme o organismo vai sendo muito exigido por concentrações excessivas de açúcar, é possível uma quebra nesse mecanismo de controle das substâncias. Nessa situação, vários componentes desse mecanismo podem permanecer em constante estado de hiperatividade, resultando no desgaste e insuficiência de alguns deles, entre os quais a glândula tireóide.

- Algumas Verduras Cruas: Existem verduras que quando cruas contêm substâncias naturais chamadas glucosinatos, essas verduras são conhecidas como bociogenicas e podem interferir negativamente com a produção de hormônios da tireóide. Entre essas verduras estão o repolho, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor e espinafre. Para neutralizar esse efeito potencialmente prejudicial à tireóide, basta cozinhar essas verduras, ligeiramente, no vapor, em água ou em sopas e só consumir essas verduras cruas ocasionalmente, pois somente quando cruas elas possuem importantes propriedades anti-câncer (por conta daqueles mesmos glucosinatos que são neutralizados pelo cozimento). A sabedoria está em não consumi-las cruas diariamente, mas sim ocasionalmente!!

O que deve ser feito?

- Comer peixes que além de serem ricos em ácidos graxos ômega-3, são excelentes fontes de iodo, fundamental para o funcionamento da glândula tireóide, além de minerais como o selênio e o magnésio;

- Minimizar o consumo de açúcar e farináceos;

- Consumir grãos, cereais e sementes integrais que fornecem glicose de forma lenta;

- Atividade física é indicado no tratamento do hipotireoidismo, principalmente pela dificuldade de perda e manutenção do peso;

          No tratamento nutricional do hipotireoidismo busca-se reduzir ou manter o peso, regular o funcionamento intestinal, evitar o aumento do colesterol LDL sanguíneo e reduzir o inchaço que são sintomas dessa doença.

57 comentários:

  1. ola..sou formada em nutrição..gostaria de saber o que é feito para diminuir o inchaço na região do pescoço? obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá. É importante identificar as causas desse inchaço, e se for pela diminuição das funções da Tireóide é interessante tirar os alimentos bociogênicos, diminuir significativamente o consumo de farináceos, encaminhar para um endocrinologista para verificar os medicamebntos e avaliar se não seria o caso de suplementar vitaminas e minerais. Espero ter esclarecido sua dúvida e se quiser me mande email, mande para simonejuarez@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá
    sou leigo na área nutricional, tenho uma filha com hipotiroidismo congênito, por gentileza, hoje ela tem 1 ano e 9 meses, dica de melhores alimentos que podemos dar a ela.
    e-mail: everson_rgr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    Tenho 25 anos e fui diagnosticada com hipotireoidismo há dois anos. Tenho um nódulo na tireóide, benigno, mas mt pequeno para ser retirado via cirurgia. Tomo T3 e T4 e iodo, conforme receitado, mas acabo de ler que a soja é um alimento que deve ser evitado na nutrição de quem tem essa deficiência. O problema é: sou vegetariana há dez anos, a soja é minha fonte de proteína, uma vez que tenho alergia a laticínios e meu fígado não processa mt bem as gorduras animais. Como substituir essa fonte de proteína sem afetar meu tratamento para hipotireoidismo?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Oi Stephania, no seu caso é preciso rodiziar alimentos como Amaranto, Quinua e as leguminosas que possuem um teor de proteina interessante e assim diminuir o consumo da soja, garantindo uma alimentaçao adequada e um melhor funcionamento da Tireoide. Outro ponto importante é fazer exames de sangue com frequencia para diagnosticar deficiencias e controlar a patologia. Espero ter ajudado e se precisar de mais informaçoes entre em contato atravez do meu email - simonejuarez@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. feijão, grao de bico e lentilhas têm muita proteina para substituir a carne aos vegans,

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber como faço para perder peso pois possuo hipotireoidismo estou quase obesa por conta disso meu email é mlacristina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de informçoes sobre alimentação para quem tem hipotireodismo.

    ResponderExcluir
  9. gostaria de saber se posso comer linhaça pois tenho tiroide nao sei se posso usar linhaça
    meu hotmail e
    denise_regina_estevao@hotmail.com
    desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber como faço para perder peso pois possuo hipotireoidismo estou quase obesa por conta disso meu email é sonia_fernandes_42@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber como faço para ter uma dieta nutricional, pois o hipotireioidismo não me deixa emagrecer.
    Quero fazer atividade física, mas preciso de uma dieta nutricional.
    Se pude me mandar eu agradeço. Meu email é tutivenancio@ig.com.br

    ResponderExcluir
  12. GOSTARIA DE SABER SE O LEITE É PROIBIDO PARA QUEM TEM HIPOTIREOIDISMO. laurajanea@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Simone, tudo bem? Estou tendo problemas por causa do hipotireoidismo. Nao moro no Brasil e tenho um acompanhamento de uma medica daqui. Recentemente ela introduziu na minha medicacao, um remedio novo chamado Armour, nao sei se vc ja ouviu sobre ele. Faco exercicios todos os dias e 3 vezes por semana faco academia e estava em uma dieta rigida de 1200 kcal, porem em 3 semanas havia emagrecido menos de 2 kilos. Gostaria que vc me desse dicas de alimentacao meu email e samcampre@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Simone adorei seu blog,você é uma excelente nutricionista. Estou com hipotireoidismo subclínico, lembrei muito de você, me atualiza desse assunto..meu TSH tá elevado e meu T4 bem no limite inferior, vou tentar fazer o que for possível na alimentação. Bjs Nayara Garcez

    ResponderExcluir
  15. Ola, Estou gravida de 7 semanas e descobri que tenho hipot. estou com muito medo que meu bebe nasce com algum problema.
    Fazendo o tra tamento certo o meu filho mesmo assim pode nascer com algum problema.

    ResponderExcluir
  16. Para os vegetarianos, é importante substituir a soja com outros tipos de proteínas, como cogumelos, castanhas, grão de bico, lentilha, quinua, etc. Para os ovo-lactos, incluir ovos (caipiras orgânico de preferencia).

    ResponderExcluir
  17. gostaria de saber se quem tem hipot pode tomar linhaça
    meu email roseli.ranite@pepsico.com

    ResponderExcluir
  18. para adolescente que tem Hipotireoidismo,que alimentos devemos evitar de comer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito importante manter uma atividade fisica, e saber escolher alimentos ricos em nutrientes!!!

      Excluir
  19. Simone, procurando sobre alimentação para o assunto, encontrei seu blog. Já estava com olhos cheios de lágrimas e encontrei você. Aliviei meu coração. Deus te ilumine!
    Cláudia Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, recebi seu email mas nao consegui responder com o endereço que estava la, peço que me mande um novo email
      Att,

      Excluir
  20. Descobrir que tenho hipotireodismo, em dois anos ganhei 20 quilos. O que faço para perder peso.
    Tenho 1,65 m e peso 75 quilos.

    cintia_lyn@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. meu esposo escobriu que está com hiper ele queria sber se tem alimentação especial

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, tenho problema de hipotireoidismo e gostaria de saber se posso tomar capsulas de omega 3 e como devo toma-las.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  23. OLA MINHA QUERIDA DESCOBRI QUE ESTOU COM HIPERTIREOIDISMO E COLESTEROL ALTO E NAO SEI COMO FAZER PQ SEI QUE TENHO QUE FAZER EXERCICIOS MAS AQUI NO RS TA MUITO FRIO E VO MAIOR DOS PROBLEMAS E QUE SO TENHO UM RIM E TENHO MUITO MEDO DE PERDER O OUTRO.
    MEU RIM DIREITO ATROFIOU NA MINHA SEGUNDA GRAVIDEZ A 214 ANOS.
    AI AMIGA VOU EM UMA ENDOC SEMANA QUE VEM E GOSTARIA MUITO QUE VC ME AJUDASSE ENQUANTO ISSO O QUE DEVO COMER E SE A DRENAGEM PODE ME FACILITAR A PERDER PESO POR FAVOR ME RESPONDA MEU HOTMAIL É tianinaamor@hotmail.com
    ESTOU NO AGUARDO.
    MEU MARIDO E GAUCHO E FICA SO ZOANDO DE MIM DIZENDO SE QUERO FAZER EXERCICIOS QUE EU DEVO CAMINHAR PENSA NO FRIO AFFFF...
    PEDII PRA ELE COMPRAR UMA BICICLETA OU UMA ESTEIRA SEI QUE IRIA ME AJUDAR MAIS AGORA ELE DISSE QUE NAO DA.
    PENA PQ SEI QUE ESTOU ALEM DO MEU PESO ESTOU VESTINDO 44 PRA QUEM VESTIA 40 ESTOU DESESPERADA ME AJUDE!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Fui diagnosticada com hipotireoide,tenho 34 anos.Tive um aumento de peso significante,o que faço para perder peso?Já estou fazendo o tratamento a 15 dias meu email: mary-fpn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Ola,Simone.Boa noite. Tenho hipoe por conta disso engordei bem nos ultimos anos.Ultimamente tenho sentido muita canseira. Era uma mulher ativa e caminhava 1 h todos os diaas.Agora, só por Deus. Se ando 3 x por semana é milagre.Tenho só 45 anos. Mas estou muito desanimada. Passei por problemas com meu filho nesses ultimos meses. Estou a beira de um colapso por estar cansada e gorda. Existe alguma dieta legal? Penso em tomar remedios controlados mas tenho medo por causa da hipo. Tomo eutirox 50 . Acho que vou desistir de tudo... email:belequinhomydog@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Simone, tenho hip. há anos, e vivo muito bem, faço exames a cada 4meses, apos os 40a as tres irmas tem uma tem hiper. e comemos de tdo,qto não comer soja é novidade para mim, mais tenho uma unica duvida os medicos nao informam, ou seja os gincecol., e na menopausa qual o tratamento, já que segundo fui informada quem tem hipo. não pode fazer reposição hormonal, e tenho pavor de pensar em ficar gorda, por favor me responda. silvaniaarodrigues@ig.com.br, abraço vc explica muito bem. obrigado mesmooooooo

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de saber se para pacientes com hipotiroidismo, podemos receitar a capsula de óleo de cártamo para ajudar no emagrecimento, e se você tem alguma dica de fitoterápicos para auxiliar no emagrecimento nessa patotologia.

    Grata

    ResponderExcluir
  28. HIPO A MUITOS ANOS E TENHO 27 AGORA TOMO O PURAN T4 100MG MAS SOFRO MUITO POIS TENHO DIFICULDADE DE IR AO BANHEIRO E TIVE UM AUMENTO DE PESO EM 2 ANOS DE 8KG O Q FAÇO?TO CADA DIA MAIS TRISTE.

    ResponderExcluir
  29. Olá, fiz meus exames pois tenho todos esses sintomas.: Unhas quebradiças, pele muito seca, À vezes passo de 8 a 10 dias sem evocoar. Meu TSH deu 7,56 e o T4 deu 1,03 .. e dentre os sintomas o que eu mais sinto é dificuldade de concentração, não só no trabalho mais também em casa. meu hematócrito esta em 35. Estou indo mostrar meu exame ao medico mas a consulta demora. Será que você poderia me ajudar? tenho hipotireodismo? Ah, mais uma informação: meu globulos vermelhos estão em 3,98. Aguardo anciosa a resposta..Brigadãoo! abçs

    ResponderExcluir
  30. Simone, tb tenho hipotireoidismo. Em Salvador, fazia uso do puran, porem quando vim para Mato Grosso do Sul, o médico mandou parar de usar. Agora percebo queda de cabelo, aumento de peso, unhas fracas, falta de concentração..enfim, tudo aquilo que já tinha diminuido em mim. Enfim, gostaria de saber se é correto a suspensão do remédio?

    ResponderExcluir
  31. Olá, bom dia! Tenho 54 anos descobri que tenho Hashimoto ha 08 anos, tomo Puran T4, mas estou engordando e sentindo muitas dores nas pernas,por conta disso não consigo caminhar.Que dieta devo fazer? Fazer Pilates ajuda? soniacarvalho_07@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Simone, tenho hipotireoidismo, sou de Salvador gostaria de te mandar meu resultado do exame Duppler colorido que fiz tem poucos dias já marquei com a medica para mostrar o resultado porém só daqui a um mês.Seria possivel te mandar pois vi na internet que é um tipo de cancer então quera ter uma resposta e tb tentar desde ja mudar minha alimentação mesmo antes de ir a endrocno.Te agredecerei muito por isso.Ahh tomo Puran T4 de 50.

    ResponderExcluir
  33. Olá Simone! Sou estudante de nutrição em portugal e estou a procura de informação sobre a alimentação a ter após a remoção da tiróide.

    Conhece algum artigo com esse tipo de informação ou sabe dar-me essa informação?

    Não consigo encontrar!!

    ResponderExcluir
  34. Ola,estou gravida de 17semanas e tenho hipotireoidismo subclinico..Meu exame deu 9,60 tsh..Gostaria de saber se e prejudicial ao bebe e se ele pode ter algum problema ao nascer..por favor estou muito preocupada.
    meu email : silminha.duarte2013@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Ola,estou gravida de 17semanas e tenho hipotireoidismo subclinico..Meu exame deu 9,60 tsh..Gostaria de saber se e prejudicial ao bebe e se ele pode ter algum problema ao nascer..por favor estou muito preocupada.
    meu email : silminha.duarte2013@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Ola,estou gravida de 17semanas e tenho hipotireoidismo subclinico..Meu exame deu 9,60 tsh..Gostaria de saber se e prejudicial ao bebe e se ele pode ter algum problema ao nascer..por favor estou muito preocupada.
    meu email : silminha.duarte2013@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. tenho ja faz 6 anos e nao sinto fome,mais engordo muito, ate estava fazendo a dieta da sopa, mais depois que li essas coisas vi que estava fazendo td errado pois td que vai na sopa eu nao posso comer, o que eu faço agora

    ResponderExcluir
  38. Olá Simone, Sofro pelo Hipotidireoidismo há 18 anos, quando tinha sete anos, comecei com dificuldade para engolir...Apos exames, eles acharam que eu estava com um sisto bilingue, foi assim que disseram, sendo assim fizeram a retirada...porém não fizeram biopsia, e dai então comecei a ter varios problemas, excamação na pele, aumento de peso, anemia..enfim cheguei ao limite...tinha 10 anos, não crescia, e com 56 kilos. Totalmente obesa, era tratada por um médico em Florianopolis, O Dr..Marcon, que em três anos, nunca descobriu o que eu tinha... A beira da morte, desmaiando toda vez que fazia educação fisica... Enfim meus pais comecaram a ver, que eu não estava nada bem...minha prima deu o nome da médica endocrinologista e fui consultar.. Ao entrar na sala dela...ela nem me tocou....E já foi logo dizendo o que eu tinha..Os médicos havian retirado junto ao sisto a minha tireóide, e eu estava a tres anos, sem produzir hormonio nenhummmm..... Pura burrice de pessoas que se acham médicos... Enfim..tive que sair da sala no colo do meu pai.. as pressas para fazer exames, indo parar até na UFSC, pois com um erro médico desses e com tantos problemas devido a isto.. Estava com um coagulo de sangue enorme ao redor do coração, e qualquer esforço minimo, poderia estourar, eu eu vir a falecer....Apenas com Dez anoss.... Enfim ficou tudo bem, me rato com ela ate hoje..porém após casar, e perder meu emprego, tive vários picos depressivos, e a ansiedade me fez engordar 12 kilos em um ano.. Agora estou na luta... Ela novamente me passou a dieta, porém em um mes emagreci apenas 1 kilo, fazendo academia. Eu comprei Wey Proteyn 74 % de proteina para tomar pos treino, e comprei o oleo de Cartamo, mais o oleo parei, pois parecia que me dava mais fome. O Wey proteyn posso tomar com agua depois do treino?
    liliazapin@gmail.com.

    ResponderExcluir
  39. Simone, tenho Sindrome de Sjogren e Hashimoto, engordei muito em 5 anos! Não sabia que a soja e ra prejudicial. Tenho baixissima imunidade, tens como me ajudar em relação ao que nao posso comer.
    lu9987@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Olá Simone, tenho hipotireoidismo, descobri recentemente mais não tomei a medicação corretamente ( receitada pelo médico), estou com sobrepeso IMC= 28 faço atividade aeróbica e musculação pelo menos 4 vezes por semana, mais não consigo perder peso...o que devo fazer pra melhorar essa situação..

    ResponderExcluir
  41. Meu email- denda_22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Olá, bom dia, queria saber se quem tem hipotireoidismo pode comer alimentos que contém iodo. Obrigada

    ResponderExcluir
  43. OLÁ BOA TARDE DOUTORA PRECISO URGENTE DE SUA AJUDA MINHA IRMÃ TA COM A VIDA POR UM FIO COM HIPOTIREOIDISMO ME DIZ UM CARDÁPIO A SER SEGUIDO E O QUE ELA PODE FAZER PRA MELHORAR ESSE PROBLEMA MEU EMAILÉ DEA_N1000@HOTMAIL.COM DESDE JA FICO GRATA

    ResponderExcluir
  44. Olá Simone, te encontrei por um acaso e vi tua orientação a alguém sôbre alimentos permitidos e não permitidos a quem é portador do HIPOTIROIDISMO , pois bem, sou uma destas pessoas...
    Tenho por hábito de fazer uma mistura no liquidificador de várias folhas com seus talos, ( couve,espinafre,beterraba, agrião,rúcula) congelo em formas de gelo.
    Todas as manhãs, bato no liguidificador 3 castanhas do Pará e 1 colher (sobremesa) de linhaça e vou usando uma destas pedrinhas alternando as misturas; EX: 1 pedrinha+ 1 maçã inteira, ¹/² copo de agua de coco ou outro liquído, 1 colher de ( sobremesa mal cheia ) cenoura, berinjela,maracujá, esses em pó. No final da 1 copo grande de suco.
    Como tu dissestes que o espinafre crú e talvez a couve crúa não nos faz bem (A NÓS HIPORIDIANOS) eu poderia os substituir pelos pós ?
    Certa de tua resposta , obrigada e um abraço.
    MARTINSRODRIGUES_68@IG.COM.BR
    Em minúsculas

    ResponderExcluir
  45. estou gravida de 29 semanas e meu TSH de 3,23 é normal?/ O médico passou medicação.Devo realmente tomar?

    ResponderExcluir
  46. Descobrir que tenho hipotireoidismo com 21 anos, estou acima do peso ja fiz varias dietas mas não consigo emagrece, e procuro tomar sempre leites desnatados, light e integral, mas isso não ajuda muito, começo a fazer academia e nunca consigo prosseguir apesar de gostar muito, pois sinto muito cansaço, e tomo Synthroid de 200 mcg, mas é muito dificil regular minha tireoide. Ha alguma dica que vc possa me dar para poder me ajudar? Gostaria de saber tbm se ela influencia nos sistemas nervosos, pois sou muito nervosa e ansiosa, isso pode ser devido a seu distúrbio? Gostei mto do seu blog e descobri muita cosia que não sabia.

    ResponderExcluir
  47. Ola Dra, fiz exame de sangue mas nao acusou problema na tireoide. Acusou hipotireoidismo na ultrasonografia. Quero saber se posso tomar capsulas de omega 3 e quais sao os alimentos proibidos. Em 2 anos eu engordei uns 20 kg. Minha consulta sera no dia 15/04/2014 com endocrinologista. Obrigada pela atenção, Marcele. Meu email é : marceleruiz@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Ola Dra° tenho 25 anos e descobri que tenho hipotireoidismo. Gostaria de saber como faço para ter uma dieta nutricional, pois o hipotireioidismo não me deixa emagrecer.Engordei 10 kilos em 3 anos,e estou sempre cuidando da minha alimentação.
    Quero fazer atividade física, mas preciso de uma dieta nutricional.
    Se pude me mandar eu agradeço. Meu email é michelip_zortea@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. tenho hipertiroidismo e há duas semans estou sentindo a minha garganta inchar, dificuldade até de engolir saliva, parece que esta me apertando a garganta fico até cm dificuldade de respirar.

    ResponderExcluir
  50. Fiquei encantada com este suas informações Simone, procurava algo bem explicativo e achei. Já está em meus favoritos. Parabéns! que pena não ser daqui, do Rio de Janeiro.
    Maria da Penha - RJ

    ResponderExcluir
  51. Descobrir que tenho hipotireodismo durante a gestação e a minha médica da época não receitou que o hormônio levóide durante a gestação.retornei na médico após minha filha completar um aninho! desde então utilizo levóide começou com uma dosagem bem pequena.hj minha dosagem é 100mg ganhei mui bom médico que eu possa fazer o tratamento adequado meu plano é Amil moro no RJ próximo a São Gonçalo e Niterói se puder me indicar algum médico que atenda pelo plano seria muito bom mesmo! Gostaria de receber sua ajuda com dicas de como posso perder peso .Estou pesando 103 kg e meso 1.60 me ajude estou com algumas dificuldades e muitos sintomas estão me incomodando.Esqueci de mencionar que durante a gravides descobrimos um bósio na tiroide de lá para cá se passaram 4 anos e meio.Obrigada!
    Deus te abençoe!
    e-mail:realizarsonhos@live.com

    ResponderExcluir
  52. Descobri que tenho hipotireoidismo e um bósio na tireoide durante a gestação e a minha médica da época não receitou nenhuma medicação. Retornei na médico após minha filha completar um aninho! Desde então utilizo levóide começou com uma dosagem bem pequena. Hoje ainda pequena, 100mg. Ganhei muito peso nesses 4 anos e meio.Tem como indicar um médico que atenda pelo plano, quero fazer o tratamento adequado: Meu plano é Amil moro no RJ próximo a São Gonçalo e Niterói s.Gostaria de receber sua ajuda com dicas de como posso perder peso.
    Estou pesando 103 kg e meso 1.60 me ajude, estou com algumas dificuldades e muitos sintomas me incomodam muito.
    Obrigada!
    Deus te abençoe!
    e-mail:realizarsonhos@live.com

    ResponderExcluir

Comentem sobre o assunto